sábado, 12 de março de 2011 By: Rodrigo Luciano

Vitamina B-12 - O mito

Vitamina B-12 - O MITO

A Vitamina B-12, conhecida também como cianocobalamina, potencializa a formação do sangue e o desenvolvimento dos glóbulos vermelhos, tem também benefícios ao nível do sistema nervoso e na conversão de gorduras, proteínas e hidratos de carbono em energia.

Esta vitamina desempena um papel importante na divisão celular e é particularmente necessária em fases de crescimento, como na gravidez e lactação.

Sintomas de deficiência de B-12: fraqueza, fadiga, dificuldade de equilíbrio ao caminhar dormência nos dedos dos pés e mãos. Caso a vitamina B-12 se encontre em défice a produção de DNA é interrompida e podem surgir células anormais chamadas de megaloblastos, resultando em anemia.

Funções no organismo: produção de DNA e RNA, na divisão celular, na formação dos glóbulos vermelhos, no metabolismo de nutrientes calóricos e do ferro, na actividade cerebral e espinal medula, ajudadno a manter as camdas protectoras das fibras nervosas.

Presença na Dieta Vegetariana:

Esta Vitamina tem originado alguma polémica na dieta dos vegetarianos, isto porque apesar desta já ter sido bastante abundante nos vegetais hoje em dia os produtos animais têm um maior valor da mesma.

Nas plantas caso estas se encontrem em contacto (no solo) com as bactérias que produzem  a B-12, as plantas através do processo de absorção poderão assimilar B-12, bem como outros nutrientes.

Os animais são ricos em B-12 apenas porque os animais ingerem alimentos contaminados com essas bactérias, ou as têm residentes nos intestinos.

Para que a Vitamina B-12 seja absorvida, esta necessita de uma glicoproteína conhecida como factor intrínseco e também de ácido fólico (substância encontrada em verduras de cor escura, sementes, cereais integrais e alguma fruta, em proporções nunca vistas na carne).

Absorção: O complexo B-12 é absorvido no íleo (parte do Intestino delgado). Existem evidências de o intestino delgado é capaz de a sintetizar quantidades consideráveis desta vitamina, isto desde que esta se encontre presente nas porções iniciais ou intermediárias do intestino delgado, e desde que o factor intrínseco esteja sendo produzido no estomâgo, é possível haver absorção em quantidade suficiente da B-12 em indivíduos saudáveis.A maior parte dos estudos, parecem encontrar a bactéria que sintetiza esta vitamina no final do intestino delgado, após o íleo, que é onde ela supostamente seria absorvida, acresce ainda que esta é muito sensível e vários factores podem levar à sua destruição.

A deficiência de B-12 não é mais frequente entre vegetarianos do que o resto da população. Cerca de 95% do défice de B-12 deve-se falha na sua assimilição, isto é, a maioria dos casos ocorre não por falta da vitamina mas devido à sua má absorção, que necessita de três substâncias essenciais: ácido gástrico, enzimas digestivas e um factor intrínseco.

0 comentários:

Enviar um comentário