terça-feira, 8 de março de 2011 By: Rodrigo Luciano

Nutrição e Performance Atlética - Recuperação

Optimizar a Recuperação Atlética


 O exercício físico é parte integral de quem deseja ter uma saúde vibrante. O lado físico da vida traz-nos um enorme prazer, ajuda-nos no desenvolvimento pessoal, emocional, mental e em algumas práticas o lado espiritual. Para além disso o exercício físico também tem uma grande importância a nível social, especialmente em desportos de Equipa. As aprendizagens que temos nos treinos podem ser muitas vezes aplicadas a questões da nossa Vida quatidiana. Estas aprendizagens incluem, paciência, persistência, objectivo e trabalho de equipa. No processo de maturação da nossa prática aprendemos a perceber quais são as nossas limitações físicas. Com a prática e os treinos aprendemos ainda chegar aos nossos limites máximos. A prática diária faz com que o cheguemos a patamares físicos elevados (picos de forma) que desejamos manter por mais tempo, contudo esses pico s/ estados devem ser respeitados pois têm fases, o nossos ego muitas vezes quer manter-se num determinado nível de forma e muitas vezes isto acarreta um grande desafio físico e também mental, levando muitas o atleta/praticante a uma prática excessiva.
   Entre os vários sinais de treino/prática excessiva encontramos: articulações doridas, músculos tensos, letargia, e lesões agudas e por vezes alguns sinais emocionais como irritabilidade.
Hoje em dia tanto cientisitas como treinadores, gastam demasiada energia no melhoramento ´das técnicas de treino que são importantes claro, contudo por vezes para bater recordes são necessários riscos que podem levar o atleta a ter problemas de saúde graves, levando a finais de carreira antecipados, por isso treinar mais e mais duro nem sempre é significado de ser melhor.

Existem 4 factores básicos envolvidos na incapacidade da recuperação após treino: insuficiência de hidratos de carbono, sódio e água e ainda o descanso insuficiente onde incluimos uma boa noite de sono. Para além disso temos outro factor extremamente importante que é a ingestão excessiva de gordura e ou alimentos que atrasam a recuperação física. Uma alimentação à base de frutos e vegetais de alta qualidade permitem ao atleta / praticante uma recuperação mais eficiente. a união de todos estes factores resultam num menor número de lesões, aumento da performance física aumentando assim o nível de confiança na sua prática.

0 comentários:

Enviar um comentário