domingo, 13 de março de 2011 By: Rodrigo Luciano

Nutrição e Performance Atlética - Sais Minerais

Sais Minerais

Em nutrição Sais minerais são compostos inorgânicos necessários para ao bom funcionamento do metabolismo celular.
Entre os vários sais minerais encontramos os sais de ferro, sais de magnésio (necessários às plantas para a produção de clorofila), e ainda minerais de cálcio entre muitos outros. Os sais minerais não contém o elemento carbono por isso são inorgânicos.
 Em Química e de uma forma simples, um sal é um composto neutro formado pela união entre um ácido e uma base. Os sais minerais desempenham um papel vital no funcionamento das células do nossso organismo. Existem vários tipos de minerais e cada um desempenha uma função especializada no nosso corpo. Os sais tomam a forma de electrólitos - iões com carga positiva e negativa. Os electrólitos criam o potencial eléctrico dentro e fora da célula. Este potencial é chamado de pressão osmótica. É esta pressão osmótica que permite o deslocamento dos fluidos através das membranas semipermeáveis das células. Os sais minerias fazem com que os nutrientes possam entrar na célula, e com que os residuos que estão no interior destas possam ser vertidos para o exterior. Sem a pressão osmótica não existiria Vida.
Em termos de nutrição desportiva devemos concentrar-nos principalmente em dois minerais: o sódio e o potássio.
O Sódio e o Potássio são dois minerais envolvidos no balanço electrólito do nosso organismo. O Aipo é um dos vegetais com maiores quantidades de Sódio, contudo pode ser encontrado em muitos outros Vegetais e Frutas.
Em frutas e Vegetais também encontramos o potássio, principalemnte em Bananas, Tomates, Tâmeras, Abacate.
O Sódio é o mineral extracelular primário, enquanto que o potássio é o mineral que domina o espaço intracelular. A Glucose (Açucar) entra na Célula através do Sódio, para isto vai dissolvida em água, esta entra quando se dá a entrada conjunta do sódio e do potássio. Os resíduos do metabolismo são trazidos para o exterior da célula dissolvidos em água e ligados ao Sódio. O consumo excessivo ou reduzido deste dois minerais irá acarretar problemas a nível do metabolismo celular, assim o tempo de recuperação irá aumentar e o nível de performance será reduzido.

O excesso de Sódio presente no organismo será eliminado pelos rins e pelas glândulas sudoríparas (transpiração), são estas que devem fazer a eliminação do excesso de sódio. O excesso de sede, retenção de líquidos, e um suor extremamente salgado são sintomas e sinais de excesso de sódio.  Como consequência deste excesso podemos ainda ter hipertensão, edemas, aumento do peso consequente do aumento do volume de água, pele sêca, sede extrema, e eventualmente falha renal. A redução do  consumo de sódio faz com que mais água seja disponiblizada para o metabolismo do organismo, exisitindo assim menos risco de desidratação, permitindo ao atleta aumentar a sua performance.
A maioria do sódio é perdido pela transpiração aquando da prática desportiva. Se demasiado sódio for perdido, o potássio que se encontra no interior das células será empurrado para o exterior das células trazendo consigo a água (crenação). Quando se dá a crenação da célula, isto é, a perda de água de seu interior, as suas funções ficam comprometidas, resultando assim em fraqueza muscular e numa perda de calor (energia).
Uma dieta à base de vegetias e frutas tem um teor extremamente elevado de potássio. Os nossos rins estão muito bem equipados para eliminar os excessos deste mineral não acarretando quaisquer riscos para a nossa saúde. O homeostasia do nosso corpo depende claramente da relação entre sódio e potássio. O balanço ácido /alcalino é também de extrema importância. Os produtos ácidos resultantes da actividade física e do metabolismo devem ser neutralizados pelos minerais alcalinos. Para termos um balanço ácido/alcalino correcto, devemos ingerir alimentos onde predominam minerais alcalinos, onde estão inseridos as Frutas e os Vegetais.

0 comentários:

Enviar um comentário