sábado, 12 de março de 2011 By: Rodrigo Luciano

Super-Alimentos

Spirulina


Nome em Latim: Spirulina Pacifica, Spirulina Platensis, Spirulina Maxima, Spirulina Fusiformis

Nomes Comuns:
Spirulina, Tecuitlatl (Azteca), Dihe (Africanos)

Tipo de Super-alimento existente:
Alga (pó, flocos ou bolos)

Historia , Factos e Lendas
:Spirulina (ou Arthrospira) é uma bactéria pertencente ao grupo Cyanobacterium (anteriormente conhecido como Cyanophyta ou como grupo das algas verde-azuladas). Trata-se de organismos unicelulares e fotoautótrofos que, apesar de serem unicelulares, se agrupam formando tricomas ou formas filamentosas. Existem pelo menos 35 espécies diferentes desta em vários locais da nossa Terra. O seu nome spirulina está relacionado com a sua forma de espiral, a sua cor verde deriva da presença de clorofila e a cor azulada devido ao pigmento ficocianina. Esta alga habita o nosso planeta desde o principio da Vida na Terra. A Spirulina tem uma elevada resistência e pode sobreviver mesmo na ausência de água. Podem secar nas rochas e aguentar a temperatura de 71 graus Celsius. (Imaginemos a Terra no principio da Vida e capacidade de adaptação destes seres pra resistirem até aos dias de hoje.) Através da fotossíntese transformam a luz solar em proteinas, hidratos de carbono e outros nutrientes essenciais à Vida. As algas de Spirulina crescem naturalmente em lagos quentes de forma alacalina onde organismos tóxicos não conseguem sobreviver, então esta pode ser encontrada na sua forma natural com um elevado grau de pureza sem a presença de elementos que a deixem contaminada. Na Espanha a Spirulina habita de forma selvagem o Parque nacional de Doñana (Huelva) cuja população junto com outras cianófitas é a dominante nos primeiros meses de verão, substituindo algas clorófitas como parte do fitoplâncton principalmente na lagoa de Santa Olalla. Apesar desta bactéria não ser originária da Espanha, acredita-se que chegou transportada por flamencos desde as lagoas vulcânicas africanas em suas migrações, visto que é na superfície onde crescem com maior profusão, devido à ausência de competidores provocada pela alcalinidade e salinidade de suas águas. Esta começou a ser comercializada por volta de 1970, com uma produção de aproximadamente de 100 toneladas ao ano. No ano de 2020 preve-se que a sua produção aumente para 220.000 toneladas ao ano.

Historicamente:
Conhecem-se duas cevilizações que a utilizavam regularmente: povos da América Central (México) e no Lago de Chad em África. Os Mexicanos misturavam esta alga com chocolate, o povo Africano de Chad consome esta alga desde o inicio da habitação humana na área. Utilização:
O emprego de Spirulina para a alimentação não é algo novo, visto que existem evidências de que os aztecas a consumiam, procedentes do Lago de Texcoco.Assim mesmo outras culturas da região do lago Chad, como os Kanenmbu, também incluíam em sua dieta habitual spirulina na forma de bolos.
Ao contrário do que se acredita a Spirulina não emagrece. O que acontece é que por se tratar de um alimento rico, e por "inchar" no contato com a água do corpo, o consumo desta bactéria dá uma sensação de saciedade que inibe a fome. A humanidade conhece esta bactéria há séculos, mas foi na última metade do século XX que começou a ser empregada industrialmente. De fato, seu cultivo industrial não se iniciou até 1962 na zona do Chad. Se trata de um cultivo adequada para zonas áridas nas quais a salinidade da água a faz não apta para seu emprego agrícola tradicional.
Diretamente seu principal emprego é para a alimentação, principalmente na forma de pílulas ou tabletes de Spirulina prensada. De fato, é muito fácil encontrá-la em supermercados na seção de suplementos dietéticos. Seus principais consumidores são os vegetarianos devido a duas características: seu elevado conteúdo em proteínas de alto valor biológico. Também se emprega como fonte de pigmentos como são a ficocianina ou xantofilas ou de ácidos graxos poli-insaturados [5] [6] [7] [8]. Devido ao alto conteúdo em proteínas também se tem estudado a substituição de proteína de soja com spirulina para alimentação animal, de fato outro nome da spirulina é "proteína unicelular" ou "single cell protein". Além disto, também é utilizada como alimento para peixes.

Características Nutricionais

  • Proteínas: entre 65% e 71% em peso seco é formado por proteínas.O mais importante destas é sua composição de aminoácidos já que não só contém todos os essenciais senão que além disso sua disponibilidade é muito alta, por exemplo para a lisina se tem descrito até 85% de biodisponibilidade. A metionina é o aminoácido limitante na maioria das espécies
  • Lipídios: aproximadamente 6%, mas tanto suas quantidades como composição variam em função das condições de cultivo, principalmente luz e nitrogênio. Se a luz é escassa aumentará o conteúdo de lipídios como reserva de energia.
  • Ácidos nucleicos: seu baixo conteúdo em ácidos nuclêicos faz da Spirulinagota, visto que no metabolismos dos ácidos nuclêicos se produz ácido úrico. um produto idôneo para suplementação em pacientes com antecedentes ou predisposição à
  • Vitaminas: por tratar-se de organismos fotoautótrofos têm elevadas concentrações de pigmentos, entre eles β-caroteno, isto é, pró-vitamina A. Além disto, Spirulina é o organismo não animal com maior conteúdo em vitamina B12 ou cobalamina, porém essa vitamina é análoga. Não é uma vitamina B12 ativa em seres humanos, ela apenas é dosada no sangue como se fosse a verdadeira, não sendo uma fonte segura
  • Uma das das melhores fontes de GLA, Ácido gama-linolênico (GLA) é um ácido graxo essencial ômega-6 encontrado primariamente em óleos vegetais (com destaque para a prímula). É vendido como um suplemento dietético para tratar problemas com inflamações e doenças auto-imunes e óptimo para o sistema nervoso

0 comentários:

Enviar um comentário