segunda-feira, 7 de março de 2011 By: Rodrigo Luciano

Nutrição e Performance Atlética - Clareza Sobre Nutrição

Clareza Sobre Nutrição

Como sabemos a insuficiência dos níveis de sódio, ferro, potássio, água ou sangue podem levar o atleta a um extremo cansaço, contudo a deficiência de vitaminas é muito rara nos atletas de hoje em dia.
A ingestão de frutas frescas e Vegetais são as melhores fontes de obter todos estes nutrientes na sua forma mais simples e pura permitindo assim uma mais rápida absorção. A nível de proteínas a sua  ínsuficiência é bastante incomum e a nível de gorduras a sua insuficiência é desconhecida.
A nível de hidratos de carbono é ainda uma questão relevante, qual o melhor hidrato de carbono a ingerir para uma máxima performance. Pequenas investigações recentes demonstram que existem vários problemas com o consumo excessivo de vários nutrientes. O excesso de calorias que provocam acumulação de gordura no atleta, não importa como estas são consumidas seja em forma de proteína, gordura ou hidratos de carbono. O excesso de vitaminas solúveis em gorduras como a vitamina A, D, E e K podem trazer riscos para saúde bastante graves (incluindo a morte). O excesso de minerais também podem acarretar problemas graves, isto porque irá causar um desiquilibrio electrólito, bem como problemas renais. A utilização de suplementos e alimentos refinados e já preparados faz com que os nutrientes (Vitaminas e Minerais) fiquem fragmentados em fregmentos menores, isto diminui a qualidade e potência dos nutrientes. É simplesmente uma questão financeira, a indústria farmacêutica lucra com estes suplementos e assim produzem continuamente novos tipos de suplementos. O que um atleta precisa são alimentos com mais qualidade não suplementos de maior qualidade. O corpo Humano foi feito para ingerir alimentos e não comprimidos em forma de nutrientes.
Além disso a maioria dos nutrientes interage com outros, assim se os isolarmos nunca teremos o máximo rendimento destes, nem nunca iremos ingerir a sua dose correcta.

Novas Investigações mostram que:

  1. As frutas fornecem o máximo de vitaminas por calorias consumidas, com os vegetais a virem em segundo lugar;
  2. Os Vegetais fornecem o maior número de minerais por calorias consumidas, com as frutas a virem em 2º Lugar;
  3. A composição nutricional das frutas é o que se encontra mais próximo dos nutrientes do corpo humano com os vegetais em 2º lugar;
  4. Quase todos Vegetais que podem ser ingeridos na sua forma mais simples (crua) contém todos os 8 aminoácidos essenciais (bem como a maioria das frutas) fornecendo-nos assim com proteinas completas. (De acordo com comunidade cientifica existem 20  aminoácidos envolvidos na nutrição humana, 8 desses existem apenas em alimentos enquanto os outros 12 podem ser sintetizados pelo nosso Fígado).
  5. Um mistura de frutos irá fronecer-nos a mesma percentagem de proteínas por calorias igual ao encontrado no leite materno. Este é um adequado número de proteínas até para um humano adulto;
  6. Uma mistura vaiada de vegetais irá fornecer 4 a 5 vezes a quantidade de proteinas por caloria necessarias a um adulto humano;
  7. Os Alimentos de origem Vegetal não contém colesterole além disso são conhecidos pelo valor que têm para a Sáude.
Podemos então tirar uma conclusão obvia no que refere ao melhor tipo de alimentação, esta de ve ser composta de alimentos vegetais na sua forma mais natural, isto é, crús, frescos maduros e de preferência biológicos.
De acordo com antropologistas fizemos este tipo de alimentação, em 99.9% da nossa história na Terra.

Os Atletas do futuro devem investir no seu regime alimentar sem requerer a médicos ou outros terapêutas, o corpo é inteligente e intuítivo e sabe o que precisa, os Alimentos de origem Vegetal que a Terra nos dá fornecem tudo o que precisamos.

0 comentários:

Enviar um comentário